Dicas:Escrita




Bem dizia o poeta Fernando Pessoa: "Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana.
Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso"

Mas o que seria a escrita?

A escrita nada mais é do que a junção de palavras com a intenção de transmitir uma ideia,quando escrevemos sempre temos um propósito,seja informar,seja despertar emoções,as palavras tem poder quando nossas vozes não podem explicar e então,elas tem por função transmitir o sentimento presente em nossos corações.
Usando a demagogia excessiva(apelando completamente para as emoções) eu digo que a escrita é o que nos faz ser humanos,pois se não soubermos escrever não tem como nos comunicar,passar nossas ideias,já que nem sempre conseguimos dizer o que queremos,a escrita é a nossa melhor opção.







A escrita é para quem tem dom?

É comum ouvir as pessoas falando "Eu não escrevo porque não tenho o dom,eu não sei escrever",mas a verdade é que a escrita não precisa ser necessariamente um dom,podemos desenvolvê-la ao longo dos anos,não sei se vocês sabem,mas alguns escritores de antigamente não queriam ser escritores,eles usavam a escrita para ganhar dinheiro para um projeto maior,então,se até eles que não queriam escrever e conseguiram,porque nós não podemos conseguir também?!
Então sem desculpas,para escrever bem é preciso treinar,não desistir e se esforçar de verdade.





Quais as dicas para escrever bem?

Não acho que tenham dicas específicas para melhorar a escrita,mas ler bastante ajuda muito,para conhecer e aplicar novas palavras,enriquece o vocabulário e te deixa mais criativo.
Treinar a escrita,não deixar de lado,nenhum escritor bom ficou meses sem escrever nada,até porque as ideias surgem ao acaso e não escrevê-las pode destruir uma ideia incrível.
Outra dica é pegar palavras aleatórias e tentar montar um texto,isso estimula o pensamento e com treino você consegue escrever quase que automaticamente.
Leia os textos de outras pessoas para se inspirar,você pode ler um texto de um autor famoso ou não,tentar se inspirar por ele,sem copiar,eu indico Tati Bernardi,Caio Fernando Abreu,Fernando Pessoa e outros.
Não se force a escrever,não dá pra fazer um texto se você não tem vontade de fazê-lo,porque mesmo que saia não será de qualidade,o melhor a se fazer quando isso acontecer é dar uma respirada,ouvir uma música,relaxar e depois tentar de novo,sem estresse,tudo a seu tempo.


É isso galerinha,espero que tenham gostado.
Se tiverem alguma sugestão ou dúvida é só mandar para mim.
Beijos doces ^.^


CONFIRA TAMBÉM ⬇

8 comentários

  1. Adorei o post! Sempre gostei de esscrever <3
    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    www.facebook.com/iamcamilakellen

    ResponderExcluir
  2. Yo Jennyfer, acho que realmente não é necessário ter dons para escrita... Mas sim para criar histórias. Na minha opinião todo mundo pode escrever do jeito que você falou no post. E sabe por que? Porque essa escrita dita acima é uma escrita visual. Já li muitos livros que tem uma perfeita escrita, até porque escrita não é dom. Não sei que tipo de escrita você quis dizer mas pra mim realmente, não existe dom da escrita, existe o de fazer historias. Amei o assunto, e já estou seguindo... Se puder seguir o meu também ficarei grata. Mas amei o post... E já criei muitas histórias... E é claro com meu dom. De cria-las, e não escreve-las. ^^
    Kissus da Isa
    By || Doce bunny ||

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Isa,apesar de entender seu ponto de vista,não concordo plenamente,criar histórias,para mim,depende muito da criatividade,que não é necessariamente um dom,mas um hábito de ler,escrever e ver as coisas de modo diferente.
      Enfim,agradeço pela participação e opinião,agrega muito valor ao meu blog :)
      Obrigada por seguir,vou visitar seu blog também.
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Engraçado que eu estava semana passada lendo posts sobre esse tema. Justamente porque eu estava com algo em mente mas não sabia executá-la e o seu post veio numa boa hora. haha

    http://curaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Tatty,bom te ver por aqui :D
      Que legal, é bom poder ajudar haha ^.^
      Beijos enormes!!! <3

      Excluir
  4. Oi Jennyfer,

    Gostaria de te agradecer por essa postagem inspiradora, estou na batalha para escrever meu livro (um sonho) e esse post me ajudou e muito. Obrigada!

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Tainan,poxa obrigada :) eu que agradeço,que sonho perfeito querida,você vai conseguir,vou estar na torcida e quero saber assim que publicar viu rs,fico feliz em poder ajudar.Beijos enormes ^.^

      Excluir

Obrigada por ter lido a postagem
Conte-me o que achou *--*
Deixe seu link nos comentários para que eu possa retribuir a visita <3
Se preferir para deixar seu link use
Esse código para comentar