Narcisismo ou Auto Estima?

Muitas vezes existe o dilema entre ser narcisista ou ter auto estima,mas será que as pessoas sabem a diferença ou só falam por falar?

O que é narcisismo?

Narcisismo é um conceito da psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão excessiva por si mesmo.
O termo é derivado de Narciso, que segundo a mitologia grega, era um belo jovem que despertou o amor da ninfa Eco. Mas Narciso rejeitou esse amor e por isso foi condenado a apaixonar-se pela sua própria imagem refletida na água. Narciso acabou cometendo suicídio por afogamento. Posteriormente, a mãe Terra o converteu em uma flor (narciso).
Os indivíduos narcisistas são frequentemente fechados, egocêntricos e solitários.
Fonte:http://www.significados.com.br/narcisismo/


Resumindo,narcisista é aquela pessoa que só pensa nela mesma,que se acha sempre o mais bonito no mundo e não admira ninguém,só quer ser admirado,exagerado em tudo aquilo que diz respeito a si mesmo,não liga para as opiniões alheias se estas não são elogios.
Então,agora que vocês já sabem o que significa ser narcisista,vamos descobrir a resposta para a pergunta do título.

Narcisismo ou Auto Estima?

Você olha para uma pessoa e não sabe se ela tem uma auto estima verdadeiramente grande ou se é um narcisita?Se pergunta se é egocêntrico ou só aprendeu a amar a si mesmo?Então esse tópico é perfeito para você.Vamos seguir :)
Eu poderia dar vários exemplos de pessoas narcisistas,mas seriam muitos mesmo,então resolvi fazer uma lista de características de pessoas narcisistas e outra lista com as características de pessoas com auto estima,confiram

Narcisitas

  • Como dito na definição,pessoas narcisitas são fechadas,egocêntricas e solitárias
  • Querem sempre ser o centro das atenções
  • Gostam de falar alto e gesticular muito
  • Ninguém nunca está melhor vestido do que o narcisista
  • Seus relacionamentos nunca duram muito

Auto estima

  • Sente-se bem consigo mesmo
  • Tem respeito pelas opiniões alheias,mesmo quando acha que está certo
  • Se valoriza sem desmerecer ninguém
  • Fala sobre si mesmo,mas nunca consegue ficar sério quando o assunto é esse
  • Sabe a hora certa para dizer o que pensa,sem magoar ninguém

Para simplificar,se você conhece uma pessoa que é fechada num mundinho em que só existe ela e mais ninguém,então é provável que você tenha conhecido um narcisista e é ainda mais provável que você queira se afastar dessa pessoa o quanto antes.
Não estou aqui pregando qualquer tipo de mensagem contra isso,até porque já foi comprovado cientificamente que o narcisismo é uma doença e não cabe a nós,meros seres,julgar os outros,mas a realidade é que pessoas assim raramente encontram apoio,já que ninguém sabe sobre a doença,acham simplesmente que é só alguém mesquinho e com auto estima lá em cima.
Enfim,eu sei que é chato,mas vocês tem que entender a doença,dar auxílio se for necessário e parar com a besteira de falar que quando alguém começa a se achar é só a auto estima,pode ter muito mais,escondido por baixo daquilo tudo e nós nem nos damos a chance de entender.


Entenderam a diferença entre narcisismo e auto estima?Espero que sim!!!
Conhecem ou já conheceram algum narcisista?Me conta :D
Beijos doces ^.^

CONFIRA TAMBÉM ⬇

0 comentários

Obrigada por ter lido a postagem
Conte-me o que achou *--*
Deixe seu link nos comentários para que eu possa retribuir a visita <3
Se preferir para deixar seu link use
Esse código para comentar