Dicas para escrever

Olá galerinha,o post de hoje é tema do Projeto 121 do Blogs Up,onde eu teria de postar algumas dicas,escolhi postar dicas para escrever,focando mais em textos dissertativos(redações).Vamos lá?!


Redação
Quem é vestibulando,como eu,está cansando de ouvir falar em redação,principalmente quando não atingimos a nota que tanto almejamos,porém não devemos desistir, é treinando que vamos nos aperfeiçoar,e depois de quatro anos escrevendo redações resolvi separar algumas dicas que me ajudam a desenvolver um texto.


I.Anotações
Quando você vir o tema com o qual terá que trabalhar, é muito importante fazer pequenas anotações como lembretes de informações para usar no texto,dicas que seu professor(a) passou,algumas palavras chave para usar no parágrafo,coisas desse tipo.
Ao anotar você está separando as ideias que são pertinentes para o texto e pode até numerá-las na ordem em que pretende colocar.


II.Parágrafos
Você pode escolher quantos parágrafos vai construir,recomendo que use de dois a três parágrafos bem estruturados,usando as informações das anotações e conectando os parágrafos,usando palavras como Além disso,Ainda assim,Da mesma maneira,Por outro lado....
Parágrafos bem construídos são muito importantes para um salto na nota de redação,falo isso por experiência própria.


III.Exemplos
Para enriquecer sua redação procure sempre usar dados,exemplos,notícias em algum dos parágrafos,procure aquilo que estiver de acordo com seu tema e desenvolva um parágrafo baseado na informação,colocando sempre uma conclusão no fim do parágrafo.


IV.Originalidade
Ás vezes a gente procura ou lê redações dos colegas só para ter uma ideia,mas algumas vezes começamos a copiar,sem perceber,as ideias alheias,e aí o texto pode ficar legal,mas não é seu de fato,então acho que é bom primeiro fazer a sua redação depois pegar a de alguém para ler,ou pedir para um dos seus colegas ler a sua e ver se está boa,se você poderia acrescentar algo,isso ajuda bastante.


V.Qualidade e não quantidade
Geralmente os professores colocam uma meta de linhas,no meu caso é sempre em torno de 25 a 30 linhas,e as minhas redações ficam entre 30 e 32 linhas,isso porque eu escrevo muito,gosto de deixar cada parágrafo bem explicado e aí uso mais linhas do que o necessário,mas isso não importa contanto que o seu texto esteja de acordo com o tema proposto e seja desenvolvido de forma coerente.Então,quando tiver que escolher entre fazer um texto bom de 20 linhas e um texto ótimo de 32,escolha o de 32 ;)


VI.Título
Se tem uma coisa que eu odeio na redação é o título,muitas vezes até surge uma ideia aqui e ali,mas geralmente eu fico pensando demais num título legal e ele demora pra vir,então a minha dica é que você pesquise alguns títulos na internet,de temas aleatórios e tente montar um título seu,caso isso não ajude na hora da redação tente ver uma frase chave do texto e como você poderia transformá-la em título.


E por fim, é importante lembrar que nem sempre a nota que você quer é a nota que você merece,eu sei que a gente fica bravo,chateado mais com nós mesmos do que com quem corrigiu,mas precisamos entender que toda crítica é uma chave para melhorarmos e cabe a nós levantarmos a cabeça e continuar escrevendo para sermos os melhores no que estamos fazendo,boa sorte :D


Extra:Separei alguns temas bem legais que vocês podem escrever para treinar e pedir para algum professor ler e dar uma nota para o texto.
O parto como questão de saúde pública no Brasil--leia aqui--
Forma física,corpo perfeito e consumismo--leia aqui--
Qual é o limite entre o trote e o crime--leia aqui--
Há limites para a liberdade de expressão? --leia aqui--


Espero ter ajudado,treinem bastante,tirem dúvidas com os professores de como vocês podem melhorar e acreditem em vocês,porque todos somos capazes.
Beijos ^.^

CONFIRA TAMBÉM ⬇

4 comentários

  1. Amei as dicas, eu só usava a I e a II, mas agora vou tentar seguir todas! São perfeitas, ainda mais nessa época de ENEM/Vestibular. Eu também já estou cansada de ouvir falar de redações, mas é preciso, né? rs. Post ótimo, como sempre, bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Vi :) tenta sim,que vale a pena viu :) concordo contigo,ajuda muito nessa fase.
      Pois é rsrs,precisamos e muitooo :D
      Obrigada <3
      Beijão ^.^

      Excluir
  2. Adorei as dicas. Nunca fui boa em escrever.... Até que de vez enquanto eu escrevia algo que deixava a professora de português encantada. Mas, sendo sincera, nunca fu boa em escrever (apesar de ler muito!). Adquiri o hábito com o blog, depois comecei a escrever redações dissertativa/argumentativa e estou naquela fase intermediaria sabe? Mas, um dia eu chego lá! E suas dicas com certeza vão me ajudar bastante. Eu sempre tive muita atenção para não acontecer a IV... Não é atoa que na sala de aula, eu só leio as redações da Vii depois de escrever a minha. Adorei as dicas! Vou aderi-las ao meu cotidiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou :) vou dizer que você escreve super bem Day,toda vez que eu leio seus textos acho incrível como você escreve :)
      De pouquinho em pouquinho a gente consegue,só não vale desistir.
      Isso é muito bom,eu geralmente não leio muitas redações depois de fazer a minha,porque não é todo mundo que faz a redação,mas acho até que é bom pra eu não correr o risco de ler antes de "acabar" com a minha redação rs.
      Obrigada :D precisando de ajuda é só pedir <3
      Beijão ^.^

      Excluir

Obrigada por ter lido a postagem
Conte-me o que achou *--*
Deixe seu link nos comentários para que eu possa retribuir a visita <3
Se preferir para deixar seu link use
Esse código para comentar