Dicas para estudar

Todo mundo gosta de dicas,isso é fato,então hoje trouxe algumas dicas úteis para ajudar naquela hora do estudo,tem muitas coisas que todos sabem,mas vou tentar ser o menos repetitiva possível,vamos lá.

Descanso

Descansar não basicamente uma dica, é a base de um estudo produtivo e inteligente para você,estudos comprovam que os jovens,específicamente os estudantes, devem ter no mínimo 10 horas de sono,se você dorme de 08 a 12 horas por dia está ótimo,mas se você dorme menos de 08 horas por dia,sinto muito,sua produtividade será muito abaixo da média,pode ser que num dia você esteja bem e disposto,mas isso passa tão rapidamente que não ajuda em nada.Além de descansar os horários certos,o descanso aqui dito também se encaixa em não se sobrecarregar de matérias para estudar,é claro que você deve aproveitar o tempo de estudo ao máximo,mas escolha no máximo duas matérias para estudar por dia,além de revisar a matéria do dia,tenha a consciência e maturidade para saber quando diminuir o ritmo,estresse não ajuda em nada,faça intervalinhos entre as horas de estudo,descanse.

Planejamento

Estudar não é só pegar os cadernos,canetas e livros e ficar duas horas lendo e escrevendo,requer planejamento,você precisa definir coisas básicas como:
  • Quais matérias estudar?
  • Qual o horário certo para estudar?
  • Estudar todo dia e até nos fins de semana?
  • Como me organizar para fazer tudo isso?
Calma,calma galerinha,eu ajudo vocês no que puder,vamos por partes e no fim vai dar tudo certo.



Matérias fáceis e matérias difíceis?

Escolha intercalar matérias fáceis com matérias difíceis,porque colocar duas matérias difíceis para estudar no mesmo dia te sobrecarrega,e estudar duas matérias fáceis no mesmo dia te faz desistir de estudar,afinal se você conseguiu fazer coisas demais no mesmo dia,você consegue fazer o resto sem maiores problemas,certo?Errado.Matérias que você tem facilidade te ajudam a ganhar confiança,mas se você não estuda as matérias difíceis e vai mal,você começa a se perguntar "O que há de errado comigo? ",quando na verdade deveria se perguntar "Como consigo aprender isso direito para melhorar na próxima vez? " Todos precisam de desafios,estude as matérias difíceis e as fáceis para vencer o desafio da dificuldade.

Horários de estudo

Estudar no mínimo duas horas diárias,digo no mínimo,porque depende muito de vocês,na verdade quem define seu estudo é você,mas como eu disse, é preciso maturidade para saber a hora certa de parar e relaxar.
Se você vai para a escola de manhã e pretende estudar de tarde,tenho algumas ideias para vocês,dependendo do horário que você volta da escola,pode ser basicamente assim.
Das 14:00 às 15:00=matéria número 1
Das 15:05 às 16:00=matéria número 2
Existem esses cinco minutos entre a matéria número 1 e a matéria número 2 para que você vá ao banheiro,beba uma água,coma alguma coisa,mas dependendo você pode aumentar esse intervalo para dez minutos,acrescentando mais cinco ao horário final,depende de você.
Se você pretende estudar 3 horas por dia,pode fazer quase do mesmo jeito,mas ficaria assim
Das 14:00 às 15:30=matéria número 1
Das 15:35 às 17:00=matéria número 2
O uso dos cinco minutos de descanso é o mesmo,e isso é importante,você precisa de um intervalo entre as matérias,com o novo esquema você ganha meia hora extra para cada matéria,isso ajuda muito naquelas matérias mais difíceis que a gente já conversou.

Estudar nos fins de semana?

Estudar todo dia é fundamental,mas vamos combinar que até no final de semana já é um pouco puxado,se você estudou direitinho a semana inteira,recomendo que use o Sábado para revisar qualquer parte de uma matéria que não ficou tão bem aprendida e descanse no Domingo,se você deu uma escorregada e não estudou direito na semana,use o Sábado para pôr as matérias em dia e descanse no Domingo.De uma forma ou de outra é importante ter pelo menos um dia do final de semana para descansar,se não seu corpo não aguenta,confia em mim,não dá certo não.

Organização

Queria uma fórmula mágica que nos fizesse ser organizados sem precisar de esforço,mas como não existe,vamos a luta.A organização,assim como descanso e planejamento é fundamental,pois sem ela não conseguimos fazer absolutamente nada,não só com relação aos estudos,mas é assim com tudo que nos cerca.
Então,para se organizar você tem opções,como:
  • Agendas:Você acha em qualquer lugar,não é caro e você anota tudo que é importante,seja da matéria,horários de tudo,qualquer coisa.
  • Planilhas:Você tem opções disponíveis na internet,como aqui ou aqui , em que elas já estou prontas, é só fazer download e imprimir.
Você pode até usar seu caderno mesmo, é só fazer o planejamento e anotar tudo.
Mas precisa se organizar,guardar os livros num lugar acessível,colocar horários que batam com a sua rotina,organização é tudo pessoal.

Ambiente de estudo

Eu quero fechar o post falando do lugar correto para estudar,existem pontos a serem discutidos,mas de modo geral o local onde você vai estudar tem que ser:
  • Calmo,sem barulhos incomodando ao redor
  • Claro e iluminado,para facilitar leituras e resoluções de problemas
  • Aconchegante,você deve se sentir bem no local em que estuda
  • Recluso,fechado
Esse último eu quero explicar melhor,o porquê de ter que ser recluso,fechado,os motivos são simples,se você está interligado ao resto da casa,qualquer coisa que aconteça perto de você será motivo de distração,prefira ambientes sem eletrônicos,ou esconda todos durante o estudo,uma luzinha piscando indicando que seu amigo te respondeu no whatsapp vai te fazer parar e aí é adeus estudo!
É isso galerinha,espero que tenham gostado das dicas,espero que funcione com vocês e qualquer coisa estou à disposição,estudem bastante porque vale a pena :D
Beijos doces ^.^


CONFIRA TAMBÉM ⬇

8 comentários

  1. Dicas bacanas, mas graças a Deus estou livre disso...rs
    Indiquei você pra uma tag no blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Re,obrigada flor,também estou livre,pelo menos esse ano,ano que vem começa a batalha na facul rsrs
      Ok,vou ver e responder,obrigada :D
      Beijos ^.^

      Excluir
  2. Amei as dicas! Você não vai conseguir aprender direito se não seguir essas dicas! Experiência própria! rsrs

    Dois Jeitos de Ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Vi,obrigada flor,pior que é verdade né,sofri bastante,mas aprendi a seguir essas dicas rsrs
      Beijos ^.^

      Excluir
  3. Amei esse seu post. Tipo, sou muito apegada à dicas de organização. Principalmente nos estudos, e adorei suas dicas. Posta mais... Bjs!
    http://doisjeitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Day,peguei o que mais eu tinha dificuldade em fazer e trouxe pra vocês,com certeza vou fazer mais postagens como essa,pode deixar :D
      Beijos ^.^

      Excluir
  4. Nossa Jennyfer eu precisava deste post, pq quero ter um horário de estudo sabe.
    beijinhos
    http://rayssade-souza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por ter lido a postagem
Conte-me o que achou *--*
Deixe seu link nos comentários para que eu possa retribuir a visita <3
Se preferir para deixar seu link use
Esse código para comentar