Leitura na infância




Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP). Segundo o Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos ligados à Educação, a leitura: 


Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo. 

Liga o senso crítico na tomada: livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e nós mesmos. 

Amplia o nosso conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação. 

Aumenta o vocabulário: graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos

Estimula a criatividade: ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias… 

Emociona e causa impacto: quem já se sentiu triste (ou feliz) ao fim de um romance sabe o poder que um bom livro tem. 

Muda sua vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. 

Facilita a escrita: ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Ou seja, quem lê mais escreve melhor.


Por essas e outras a leitura é mega importante,então vamos incentivar a leitura por nossas crianças.Vamos plantar a sementinha hoje para colher seus frutos no futuro.
É isso,espero que tenham gostado.
Beijos doces


CONFIRA TAMBÉM ⬇

8 comentários

  1. Concordo plenamente... A leitura é muito importante e seria bom se os adultos influência-se mais as crianças , os benefícios são enorme isso tirando novas palavras que a criança irá aprender e no futuro irá ajudar por completo ainda mais um dia quando ela for prestar algum exame que tenha que fazer Redação.. Curti demais parabéns
    obg por ter visitado meu blogger http://agarotadepink.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade total Tati,o problema que com a correria do dia a dia muitos pais acabam não tendo tempo de parar e ler um livro junto com os filhos para incentivá-los,enfim,temos que preparar nossas crianças para o futuro e sem leitura elas não irão a lugar algum.
      Obrigada querida,foi um prazer visitar seu blog,é lindo e vou voltar sempre ^.^
      Beijos!!

      Excluir
  2. Eu gosto de ler tanto assim, porque meus pais me incentivaram a ler desde criança, e seria maravilhoso se todos os responsáveis fossem assim, com certeza teríamos adultos com pensamentos melhores.

    Ahh é a primeira vez que evnho no seu blog e já estou te seguindo, te convido a fazer o mesmo, fico grata desde já!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão legal ter alguém para nos incentivar não é mesmo?! Porque sem um empurrãozinho poderíamos estar perdendo uma experiência tão boa como é a leitura.Concordo 100% incentivo é tudo.
      Seja bem vinda Gi,sinta-se à vontade e volte sempre que quiser.Já visitei seu blog e estou seguindo, é lindo ^.^
      Beijos!!

      Excluir
  3. Quando eu era criança tinha que fazer todo dia uma hr de leitura e mais uma hr fazendo tarefas ou lendo o que estudei..isso começou com 4 anos já.. Acho super importante incentivar a leitura ;)
    Beijos
    you: http://goo.gl/tTVnJO
    blog: goo.gl/SI68OR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super importante mesmo incentivar,no começo pode até parecer chato,mas se a criança lê sobre um assunto que ela goste logo pega gosto pela leitura e começa a ler sobre vários gêneros. ^.^
      Beijos!!

      Excluir
  4. Resumindo, ler é tudo de bom e só traz benefícios ♥ Seria bom se todos pensassem assim, sempre vejo adultos lendo e escrevendo errado, muitos perdem tempo com coisas fúteis, tv, internet e etc e não leem ao menos um jornal que já serviria bastante ! Beijos
    Tem look do ano novo no blog! Vem ver :D
    http://meudocemundo2010.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Alice, por pior que seja é verdade,são erros que ninguém acreditaria,uma coisa simples que seja para ler já ajudaria e muito.^.^
      Já deixei minha opinião lá na postagem querida
      Beijos!!

      Excluir

Obrigada por ter lido a postagem
Conte-me o que achou *--*
Deixe seu link nos comentários para que eu possa retribuir a visita <3
Se preferir para deixar seu link use
Esse código para comentar